Hora de adestrar seu cão

Hora de adestrar seu cão

Antes de tudo, todo mundo gosta e quer ter um cãozinho educado que te ouça, mesmo sem entender o português, e cumpra as ordens de seu tutores né? Por isso, chegou a hora de adestrar seu cão com a Pet Saúde. Veja esse mar de dicas e alternativas para que seu cão obedeça seu comando, ordem e seja bem educadinho.

Preciso mesmo adestrar meu cão?

Para começar, essa é a pergunta que a gente mais recebe, se é preciso e necessário adestrar o cão. Então, no adestramento há duas vertente que servem para regular o comportamento do cão. A primeira é direcionada ao comportamento do animal em condições do dia a dia, como local de fazer as necessidade, proibição de roer móveis, de entrar em cômodos da casa, de cessar latido, entre outras, essas são voltadas para o comportamento do animal. Segundo, há tutores que adestram seu cão visando atitudes simpáticas e bonitas deles, como dar a patinha, deitar-se no chão, sentar etc. Visto isso, não é obrigatório e nem necessário adestrar seu cão, é recomendado, principalmente em relação ao primeiro aspecto que impacta o convívio do dia a dia.

Momento certo de ensinar seu cão

Primeiramente, recomenda-se iniciar enquanto seu pet seja um filhote, pois essa é a fase em que ele está aprendendo, se descobrindo e entendendo o que é certo e o que errado. Nesse sentido, o seu pet nunca irá tomar atitudes para te decepcionar ou te provocar por vontade própria. Os cães enxergam os tutores como seu donos e, por instinto, são dominantes, respeitosos, fiéis e leais aos tutores. Caso aconteça uma ação errada do pet, pode ter certeza de que ele agiu por não saber o certo.

Adicionalmente, mesmo que seu pet já possuía uma idade avança, nada impede que ele aprenda e regule seu comportamento em algo. Assim sendo, será necessária mais paciência do tutor e mais tempo para que ele entenda o novo certo.

Hora de adestrar seu cão

Veja as formas de adestrar seu cão.

Na sequência, a Pet Saúde irá elencas as 4 formas que você pode adestrar seu cão de maneira rápida e eficiente. Logo, separe uns petisco, pois é a melhor forma de recompensá-lo, muita disposição, alegria e paciência.  

Necessidades no local correto.

Enquanto filhote, momento total de aprendizado, o cachorro deve ser orientado em relação ao local de realizar suas necessidade. Dito isso, se o animal não acertar de primeira, pegue-o pela pele atrás da nuca, faça cheirar levemente a necessidade e leve-o, sem soltar e diretamente, ao local correto, um jornal ou box de banheiro. Desse modo, o pet irá fazer associação que aquela necessidade deverá ser depositada naquele lugar. Para terminar, essa forma de pegá-lo é a mesma utilizada pela sua mãe ao repreender seus filhotes.

Latidos incessantes

Acima de tudo, o latido incessante pode significar uma aflição, irritação e agitação do seu amiguinho. Recomenda-se, nesse caso, atividade que o faça gastar energia. Assim, veja os posts [Passear com seu amiguinho] e [Maneiras de deixar seu cão como um atleta] que detalha as formas dos tutores de praticar atividades físicas com seu companheiros e aumentar a relação de confiança entre eles. Adicionalmente, criar atividades que faça seu cão gastar energia é uma boa alternativa, tacar a bolinha, correr atrás e fugir dele, são brincadeira que aumentará a conexão entre vocês e diminuir o estresse do animal.

Hora de adestrar seu cão

Sentar

Sem dúvida, um dos truques mais bonitos que seu cão pode fazer. Sendo assim, será necessário o uso do petisco para ajudar nos comandos.

Ao solicitar que seu cão fique sentado, segure o petisco na frente do rosto do cachorro, vá levantando, levemente, a mão em direção para cima, ao ponto dele não conseguir mais olhar, por estar em pé, sendo necessário se sentar para obter essa visão acima. Lembre-se, o movimento há de lento e só o recompensar com o petisco caso ele sente e não arrume outra maneira de olhar para cima.

Deitar

Na sequência, o outro truque mais bonito é esse. Para realizar o comando do cão ficar deitado, segure o petisco na frente do rosto do pet, levemente, vá abaixando a mão em direção ao chão, trazendo para perto de si o petisco, obrigando o cachorro a deitar e se esticar para ter acesso ao petisco.

Hora de adestrar seu cão

Por fim, é importante salientar que estamos tratando de um animal, que é fiel, companheiro e leal ao seu tutor. Contudo, seu comportamento é guiado pela forma que o animal é tratado dentro de casa, seja pelo tutor ou outras pessoas. Por isso, as dicas elencadas hão de realizada com paciência, calma, carinho e muito amor para que seu cão saiba o que fazer.

Também, é fundamento saber o limite do pet, não o forçar a fazer algo quando estiver cansado ou disperso. Portanto, aproveite as dicas, reforce sua amizade e confiança com seu cãozinho e mostre para a gente a beleza e inteligência do seu amiguinho nos enviando suas fotos e vídeos.

Gostou desse post? Veja mais em Pet-Saúde
[Dicas ao receber um pet em sua casa]
[O uivar de um cão]
[Viagem marcada e seu doguinho não pode ir]]

Hora de adestrar seu cão
Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.