O uivar de um cão

O uivar de um cão

Quando escutamos o uivar de uma cão, imaginamos logo uma cena de filme na qual esteja uma alcateia de lobos, sentados e uivando, em direção a lua, não é verdade? Mas você saberia dizer o real motivo? Nesse contexto, explicaremos os motivos e a origem desse gesto sonoro.

O uivar de um cão

Cachorro uivando.

Antes de mais nada, devemos nos atentar que nossos amiguinhos são descendentes de lobos, ou seja, mantêm vários instintos dos seus ancestrais. Dessa forma, algumas raças, oriunda de caça, tendem a uivar muito mais do que outras, a exemplo de Husky Siberiano, Beagle entre outras.

O uivar de um cão

Instinto dos ancestrais – Lobos.

De antemão, como nossos amiguinhos são descendentes de lobos é comum que haja alguns comportamentos naturais da espécie. Nesse sentido, quem nunca viu seu cão escondendo algum alimento para comer depois, roendo o pé da cadeira, destruindo o chinelo ou urso de pelúcia ou rosnando quando você vai tentar tirar algo da boca dele. Definitivamente esses comportamentos são herdados da sua origem.

Uivar é sinal de tristeza o uivar de um cão?

Antecipadamente, embora o som seja de uma nota única e alta e a maioria das pessoa compreender com sinal de triste, já antecipo que não. Em síntese, o uivar de um cão doméstico é explicado, por muita das vezes, por uma forma de comunicação com outro cão mais distantes. Por se tratar de um som agudo e de nota alta, o som se propagada por uma maior distância.

O verdadeiro motivo do uivar de um cão.

Primeiramente, o que faz o cachorro uivar são situações específicas que o animal está presenciando ou enxergando naquele momento. Por exemplo, instinto de alertar outros cães, chamar atenção, instinto de procriação, ansiedade, entre outros. Veja alguns detalhes:

  • Instinto de alertar outros cães – Com o objetivo de proteger o grupo, quando um cachorro late, provavelmente outros, do seu vizinho, vão latir também. Esse comportamento, muitas das vezes é de alertar o grupo da presença de algo.
  • Chamar atenção – Você já percebeu que há diferença de entonação nos latidos né? Nesse sentido, uivar também é uma das formas de alertar e chamar atenção do dono. Provavelmente haverá um intruso no quintal e deve ser um simples grilo no terreno.
  • Instinto de procriação – Com o objetivo de procriar a espécie, cachorros machos uivam na presença de fêmeas no cios.
  • Ansiedade – O uivar de ansiedade, provavelmente você não escutou. Ele ocorre, na maioria das vezes, quando o tutor sai da residência e o seu cão fica sozinho, ansioso e aflito para o tutor chegar logo.
O uivar de um cão

Por fim, apesar de muitas pessoas entenderem como sinal de tristeza, vimos acima que não é. Nesse sentindo, o uivar é um comportamento natural herdado dos descendentes da espécie e podem ser explicados por diversas situações que o cão possa estar sentido ou observado naquele momento.

Gostou desse post? Que tal ficar por dentro das novidades do Pet Saúde?
[Dicas ao receber um pet em sua casa]
[Passear com seu amiguinho]
[Uso de focinheira, Lei Federal nº 2.140, de 2011]
[A hora do banho 7 dicas de como deixar seu pet limpinho]
[Como se aproximar de um cachorro de rua]

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.